Aberto inquérito para investigar queda de avião
04/06/2013
Foi instaurado ontem o inquérito policial que vai investigar as circunstâncias e possíveis responsabilidades da queda de um avião em rua do Jardim São Guilherme, a três quilômetros do Aeroporto de Sorocaba, no dia 29 de maio. O delegado titular do 8º Distrito Policial, Maurício José Orfali, presidirá os trabalhos para apurar o acidente em que morreram o piloto e co-piloto, além de ter incendiado duas residências na rua Belmiro Moreira Soares.
Ele prevê que os primeiros depoimentos das testemunhas sejam colhidos nesta semana, em datas que ainda seriam agendadas. O delegado declarou que aguarda a conclusão do trabalho pericial feito pelo Instituto de Criminalística. "O objetivo da perícia é investigar o motivo da queda, se houve falha humana ou do equipamento", declarou Orfali.
O inquérito tem o prazo legal para ser concluído em 30 dias, porém poderá ser prorrogado pelo tempo que houver necessidade. O delegado lembrou que a Aeronáutica não participará do trabalho da perícia porque o avião é experimental e não homologado. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esclarece que uma aeronave experimental é um veículo aéreo não certificado pela Anac porque deixa de cumprir com os requisitos-padrão de aeronavegabilidade.