Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 27 de Novembro de 2024

Aumento da população na Melhor Idade abre oportunidades de mercado

21/08/2015

No Brasil, senhores e senhoras da melhor idade ocupam uma parcela significativa da população e, segundo previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente de idosos irá quadruplicar até 2060. Tal público ainda é pouco explorado pela maioria das empresas brasileiras, perdendo excelentes oportunidades de expansão dos negócios, por falta de uma segmentação.

Em sua maioria, os idosos estão em plena finalização de carreira profissional e, consequentemente, no início da aposentadoria. A renda deles é, portanto, fixa; o que permite o comprometimento com compras em longo prazo sem receios de inadimplência. Inclusive, em muitos casos, os aposentados possuem renda superior à média geral da população e vivem com excelente qualidade de vida em regiões nobres das grandes metrópoles ou em cidades litorâneas de alto padrão.

Devido à estabilidade financeira, os idosos acabam priorizando experiências prazerosas de consumo. Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE constatou que 92% das mulheres da melhor idade são consumidoras de cosméticos e 57% não dispensa a maquiagem no dia a dia.

As marcas com potencial para atender às demandas de consumo dos idosos, mas que ainda não investiram em produtos e/ou serviços elaborados para tal objetivo devem apostar, primeiramente, em uma segmentação onde haja definições exatas do perfil, camada aquisitiva e faixas específicas de idade que se pretende atingir.

Ao segmentar com precisão, é possível criar as bases de um plano estratégico de negócios, fomentando insights para elaborar produtos e serviços de sucesso e, consequentemente, para a ascensão da marca nesse novo espaço do mercado. É imprescindível, porém, manter-se em constante inovação, a considerar que o público idoso do século XXI não se contenta com os mesmos produtos dos senhores e senhoras de três décadas atrás e, ao contrário, exigem atualizações conforme as mudanças de estilo de vida, comportamento e tendências - que ocorrem com maior frequência na era contemporânea, acompanhando os saltos tecnológicos.