Avião com destino ao Chile sobrevoa SP por 3 horas e volta a Guarulhos
29/05/2013
Uma pane em um Airbus da LAN que seguia de São Paulo para Santiago, no Chile, fez com que o piloto retornasse ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, de onde partiu, três horas depois da decolagem na terça-feira (28).
Durante este período, a aeronave ficou dando voltas sobre o estado de São Paulo, segundo o site Flight Radar 24, que acompanha os voos no espaço aéreo brasileiro. Segundo o comandante Carlos Camacho, do Sindicato dos Aeronautas, o rastreamento feito pelo site é confiável.
A empresa não comentou o sobrevoo sobre o estado, afirmando que o procedimento adotado pelo piloto foi correto e que o aeroporto de Cumbica era o previsto para retorno em caso de algum problema.
O voo LA 753, operado pela Lan diariamente de Guarulhos, estava previsto para decolar às 17h35 de terça. A decolagem, com atraso, ocorreu às 17h54, segundo o Gru Airport, que administra o aeroporto de Cumbica.
Em vez de seguir para o destino, o Aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, o Airbus ficou sobrevoando o estado de São Paulo até as 20h44, quando pousou de volta em Guarulhos. A previsão da companhia era que o voo pousasse no Chile às 20h55.
Segundo a LAN, houve um problema no trem de pouso do Airbus, que foi detectado pelo comandante na primeira hora de voo. Por isso, os pilotos decidiram retornar. A LAN não informou o motivo do piloto ficar sobrevoando São Paulo antes do novo pouso.
A empresa disse que a aeronave retornou para Guarulhos porque "todo avião, antes de decolar, tem um plano traçado para onde deve voltar caso algum problema seja identificado" e que o procedimento seguiu protocolos de segurança.
O desembarque ocorreu sem problemas e os passageiros serão realocados em novo voo, previsto inicialmente para a tarde desta quarta-feira (29), de acordo com a empresa.
A aeronave, um A-320, tem capacidade para 156 passageiros. O grupo Latam Airlines, que responde pela TAM pela LAN após a união das empresas, não informou quantas pessoas estavam a bordo.
Rota mostra voltas sobre o estado
O mapeamento da rota feita pelo LA 753 após a partida mostra que, em um primeiro momento, a aeronave se posicionou em direção a fronteira do país, mas, em seguida, mudou o rumo em diversas direções pelo interior de São Paulo. Entre subidas e descidas, mudou a rota para Jundiaí, Campinas, São José dos Campos e Rio de Janeiro, informou o site Flight Radar 24. O G1 foi informado do fato por um leitor por meio do VC no G1.
Segundo Camacho, se acompanhado em tempo real, o site tem um atraso de no máximo dois minutos.
Para o diretor do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo, Francisco José da Silva Cardoso, a ação do piloto, de ficar dando voltas antes de pousar, serviu para gastar combustível. “Para voos de longo curso, como este, que tem mais de quatro horas de duração, o avião decola com tanque cheio. Se há um problema no trem de pouso, não haveria como fazer um pouso de imediato, devido aos riscos. O procedimento do piloto foi normal e previsto”, afirmou Cardoso.
A tese dele é que o trem de pouso pode ter ficado emperrado na decolagem, não recolhendo corretamente. “O avião não teria, neste caso, como seguir para Santiago. Aqui em Guarulhos as condições para ele pousar seriam melhores”, disse o diretor.
Já para Camacho, no entanto, não era necessário o piloto dar tantas voltas para retornar para fazer o pouso, pois a aeronave comportaria um pouso em Cumbica com peso semelhante ao da decolagem.
O Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), subordinado à Aeronáutica, informou que não foi notificado do caso.
Veja abaixo a nota da LAN:
"A LAN informa que o seu voo LA 753, que fazia a rota entre São Paulo e Santiago, na noite de ontem (28), teve que retornar à cidade de origem, devido a uma pequena falha no sistema do trem de pouso do avião, detectada pelo comandante durante a primeira hora de voo. Em conformidade com os procedimentos estabelecidos, a aeronave retornou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde os passageiros foram desembarcados sem problemas. Eles serão realocados em outra aeronave para realizar o voo hoje (29 de maio).
O procedimento realizado é estabelecido pelos protocolos operacionais e de segurança da empresa, visando proteger a integridade e o bem-estar de seus passageiros.
A companhia providenciou serviços de alimentação e hotel para todos os passageiros.
A LAN lamenta o transtorno e os inconvenientes que o evento possa ter causado aos seus clientes, mas reitera o seu compromisso com a segurança como um valor inegociável dentro de seus padrões operacionais"