Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 28 de Novembro de 2024

Banda norte-americana acusa TAM de perder instrumentos em voo

24/05/2013

 

A segunda passagem da lendária banda punk norte-americana Dead Kennedys tinha tudo para ser memorável. Mas incidentes ocorridos ao longo da pequena turnê de quatro shows, que passou por Curitiba (PR), Americana (SP), Recife (PE) e São Paulo (SP), acabaram transformando o giro para o quarteto em algo para se esquecer.
 
Isso porque os integrantes da banda viram guitarras e um baixo sumirem de um dos voos que pegaram com a TAM, responsável pelo transporte do Dead Kennedys ao longo de toda a turnê. Em sua página no Facebook, o quarteto pede ajuda a seus fãs e seguidores para recuperar os instrumentos. 
 
"Eles perderam guitarras de East Bay Ray e meu baixo que eu tinha há 40 anos e com o qual toquei em praticamente todos os shows do Dead Kennedys desde 1978", escreveu o baixista Klaus Fluoride, criticando a empresa por ter, antes do sumiço final, continuamente perdido os instrumentos ao longo de todo o giro, o que obrigou os punks a pedir equipamentos emprestados de outras bandas. 
 
"De alguma forma, os instrumentos foram perdidos ou roubados do sistema de bagagens da TAM", lamentou, postando uma foto de seu baixo e prometendo divulgar em breve imagens das guitarras do colega East Bay.
 
Em comunicado enviado ao Terra, a TAM afirmou ter realizado "todos os esforços possíveis para localizar a bagagem da banda e está em contato com os clientes em busca de uma solução para o caso".
 
"A empresa reforça que, em caso de violação, danos, extravio ou qualquer anormalidade com a bagagem, o passageiro deve procurar um de seus funcionários antes de deixar a sala de desembarque. Esse funcionário registra a ocorrência no Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) e fornece cópia desse documento ao passageiro", completou.
 
A TAM tem, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), 30 dias para encontrar os instrumentos. Caso não tenha sucesso dentro do prazo, a companhia deve enviar proposta de indenização aos passageiros.