Saúde alerta a população para doença que chega ao Brasil
A Febre do Chikungunya já chegou ao Brasil e está preocupando as autoridades de saúde. É uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV. O modo de transmissão é pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada e, menos habitual, pelo mosquito Aedes albopictus.
De acordo com as autoridades os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da Febre do Chikungunya está no acometimento das articulações: o vírus causa artralgia inflamatória nas “juntas” que podem durar de meses a 02 anos e converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.
No Brasil os primeiros casos aconteceram no Amapá e Feira de Santana, na Bahia, alguns casos estão sendo investigados ainda na Bahia, Roraima e Paraná. E já existem casos confirmados também no Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Goiânia e Distrito Federal. No Mato Grosso do Sul existem dois casos, um confirmado e um segundo ainda sob investigação. O caso confirmado aconteceu na capital, Campo Grande.
Causas e sintomas da doença
A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, entre os sintomas de febre chikungunya estão: febre alta de início repentino, dor nas articulações, dor nas costas, dor de cabeça, além de manchas vermelhas na pele, cansaço, náuseas, vômitos e mal estar geral.
Não existe tratamento específico, nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus. O tratamento sintomático é realizado com medicação para a febre e as dores articulares. Por isso, ao sentir os primeiros sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
O mais importante é evitar os criadouros dos mosquitos que podem transmitir a doença. Isso previne tanto a ocorrência de surtos de dengue como de Chikungunya.
Entre outras medidas, são muito efetivas: verificar se a caixa d´água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. As medidas que as pessoas devem tomar são exatamente as mesmas recomendadas para a prevenção da dengue. (f