Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 26 de Novembro de 2024

Hospital Ophir Loyola promove ações de combate ao câncer de mama

23/10/2014

Outubro é considerado o mês de combate ao câncer de mama e por isso o Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém, realiza programação gratuita para atender a população. Uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde farão a divulgação de informações sobre o câncer de mama, o segundo tipo mais frequente no mundo. A ação é voltada ao público em geral e não apenas pacientes. A programação segue até às 13h desta quinta-feira (23).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, este ano são esperados 830 novos casos de câncer de mama em Belém. “A mamografia é indicada para todas as mulheres acima de 40 anos. Se você tem uma história familiar positiva para o câncer de mama ou câncer de ovário, você tem que consultar um médico para verificar quando deve fazer a prevenção, para fazer o rastreamento do câncer”, explica a médica Camila Macedo, mastologista do HOL.

Ela explica que nesses casos o rastreamento é diferenciado, por conta do histórico familiar. Para as pacientes que não apresentem o histórico, é necessário fazer a mamografia pelo menos uma vez ao ano.

Já o autoexame é indicado para que a mulher conheça o próprio corpo, mas ele não é o mais indicado para detectar nódulos pequenos. Para que esse tipo de nódulo seja percebido e que o tratamento seja mais rapidamente iniciado, é necessário passar pela mamografia e fazer o exame clínico com um médico especialista.

“De qualquer forma, indicamos que a mulher faça o autoexame uma semana após a menstruação e para as que não menstruam, em um dia fixo no mês”, explica a médica Camila Macedo.

Serviço
Ações de prevenção ao câncer de mama ocorrem até as 13h desta quinta-feira (23), no Hospital Ophir Loyola, localizado na avenida Magalhães Barata, 992, no bairro de São Brás. As atividades são gratuitas.