O que as mulheres incríveis com menos de 40 andam fazendo?
Sophia Amoruso, criadora da Nasty Gal, é uma das mulheres poderosas na lista dos menos de 40 da revista Fortune
Fui checar a última lista de 40 profissionais inovadores, influentes e poderosos que ainda não chegaram aos “enta” publicada pela revista Fortune para descobrir um em que áreas estão brilhando. Primeiro, a boa notícia: há 15 mulheres na lista. Ainda não é metade, mas quase. Entre elas, a começar por Marissa Mayer, 39 anos, CEO do Yahoo, outras duas estão no mundo “clube do bolinha”da tecnologia digital: Emily White, COO do Snapchat (aquele aplicativo que permite que você envie fotos legendadas para amigos e que se apagarão depois que ele as receberem) e Vijaya Gadde, conselheira geral do Twitter, por sinal a única mulher no time executivo da empresa.
No bloco da moda, unindo tendência à tecnologia, Sophia Amoruso, é a fundadora e CEO da Nasty Gal, site de e-commerce fashion que está bombando entre as millenials que já se cansaram deAbercrombie e American Eagle. Sophia também é autora do best-seller de auto-ajuda #GirlBoss,ainda sem tradução no Brasil. Entre as fashionistas, duas herdeiras, Ivanka Trump, filha de Donald Trump com uma grife com o seu nome e Delphine Arnault, filha de Bernard Arnault, vice presidente executiva do império da Moda LVMH, são apresentadas como profissionais que se mostraram muito mais do que simples protegidas do papai.
Ainda mundo do consumo, duas designers foram selecionadas por produtos totalmente diferentes mas igualmente bem sucedidos: Rebecca Minkoff cuja bolsa Morning After Clutch (MAC) já rendeu 100 milhões de dólares em vendas este ano e Sarah Kauss, fundadora da S’Well que fabrica uma peça singela: uma garrafinha para água em aço inoxidável, com um único formato mas múltiplas cores e estampas que já está nas mãos de todos os consumidores chiques e eco-conscientes da América.
Uma das garotas mais inovadoras (sim, vamos combinar que antes dos enta somos todas garotas) éElizabeth Holmes, 30 aninhos, fundadora e CEO da Theranos, uma revolucionária companhia de análise de sangue. Usando um método indolor, uma picadinha no dedo ao invés da seringa na veia, a empresa pode fazer 70 diferentes testes com apenas umas gotinhas de sangue. A lista ainda inclui a área de alimentação saudável com Julie Smolyansky, cujo probiótico (tipo de iogurte) Lifeway já vendeu 109 milhões de dólares em 2013, e entretenimento, com as executivas de cinema Hannah Minguela, presidente de produção da Columbia Pictures e Megan Allison, 28, fundadora e CEO da Annapurna Films (O Mestre e A Hora Mais Escura). Fechando a seleção da revista, Liv Garfield, CEO da Severn Trent, empresa distribuidora de água, Alexa Von Tobel, 31 anos, criadora e CEO daLearnVest, empresa de consultoria de finanças pessoais e Ellen MacArthur, velejadora recordista que criou a própria fundação Ellen MacArthur Foundation para promover a economia circular, um projeto inovador e sustentável de promover desenvolvimento interligado no planeta.
Parabéns a todas elas, que sejam a inspiração de muitas!