Padre Marcelo Rossi Esperança de Deus
30/06/2014
Hoje quero dividir com vocês alguns pontos que a cada dia se tornam mais preocupantes, tiram o sono e causam um verdadeiro desespero em todas as pessoas do bem que conosco convivem. Como já abordamos as adversidades enfrentadas pela humanidade nos dias atuais, pode até parecer repetitivo, mas a maioria avassaladora dos problemas do mundo tem sua causa na ausência da fé e da esperança em dias melhores. Fé e esperança que são fundamentais para uma convivência pelo menos suportável entre as pessoas e que podem ser resgatadas por meio da presença de Deus em nossos corações.
Ter pensamentos diferentes de seu semelhante é normal, pois o mundo é formado por pessoas de raças, locais e costumes diferentes. O que não é normal é a total incapacidade de entendimento entre os habitantes da Terra, o que leva ao extremismo da ignorância e consequentemente à intolerância e à violência.
O fato de ter pontos de vista diferentes de outras pessoas não pode, de maneira alguma, ser razão para qualquer tipo de ato desrespeitoso e intolerante entre os seres humanos. O preconceito perante a uma maneira de pensar é um ato naturalmente violento e até incompreensível. Quando uma pessoa quer impor a força a sua vontade, o seu pensamento ou a sua razão automaticamente fazem com essa razão perca totalmente seu fundamento.
Ontem, celebramos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Por isso, durante todos esses últimos dias, oramos pedindo a conversão de todos a Deus, para que todas as pessoas tenham um coração semelhante ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Certa vez, a fantástica Madre Tereza de Calcutá afirmou que: “A oração torna nossos corações transparentes e apenas um coração transparente pode ser tocado e transformado profundamente por Deus”.
Por isso, amados, peço a vocês que todos os dias separem alguns minutos de seu tempo para fazer uma oração, pedindo que todos tenham um coração tocado e transformado, buscando a semelhança com o Sagrado Coração de Jesus, para que uma verdadeira conversão à Deus aconteça em nossas vidas. A vida sem Deus fica extremamente fragilizada e muitas das desgraças sociais que vemos diariamente são causadas justamente pela falta da proteção divina.
Reflitam sobre cada passo, cada palavra e cada atitude tomada em vossas vidas. Orem antes tomar decisões importantes. Tenham calma para não ferir ninguém com atos ou palavras. Fazendo diariamente um exercício sobre nossas ações, é possível construir um mundo mais fraterno, com uma qualidade de vida visivelmente melhorada. Boa semana a todos. Deus os abençoe!