Viracopos recebe notas baixas e fica em 9º lugar em ranking de aeroportos
22/05/2013
O Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), teve avaliação considerada ruim em uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil, da Presidência da República. O levantamento, feito com 21 mil pessoas nos 15 maiores aeroportos e que concentram cerca de 80% do fluxo de passageiros no país, mostra Viracopos em 9º lugar, após as notas dadas em 41 itens, como transporte, alimentação, atendimento e limpeza.
Os passageiros puderam dar notas, entre 0 e 5, para cada um dos quesitos. Viracopos teve a pior avaliação no item disponibilidade de banheiros, com nota de 3,4. Com relação ao preço da comida, o aeroporto é considerado o quinto pior do país, com 2,1. Já para o transporte público, a nota dada pelos usuários é de 2,9, colocando Viracopos como o terceiro pior no ranking. A média geral do aeroporto, que já recebeu cerca de três milhões de passageiros neste ano, ficou em 3,8, abaixo da média nacional, de 3,9.
Cafezinho caro
O economista Carlos Alberto Ferreira, usuário frequente do aeroporto, reclamou do preço para comer no local. "É caro, muito acima do que se paga fora daqui", diz. Ferreira conta que gastou R$ 7,50 para tomar um café e comer um pão de queijo enquanto esperava para embarcar. O economista diz que gastaria R$ 5 em uma lanchonete comum. Na pesquisa, os usuários também reclamaram da baixa oferta de estabelecimentos comerciais, item que recebeu nota de 2,8.
Segundo o gerente de operações de Viracopos, Everaldo Cavalcante, há planos para aumentar a oferta de restaurantes e lojas no aeroporto, sendo que três novos estabelecimentos devem se instalar nos próximos meses. "Esperamos que assim diminua o preço dos alimentos, já que haverá uma concorrência maior", explica.
Notas baixas
A usuária Eliana Souza reclama da falta e da condições dos banheiros do aeroporto, item com a avaliação mais baixa do país. "São bem velhos e sujos, precisa de reforma", diz. De acordo com o gerente de operações, as reformas já ocorreram no primeiro trimestre deste ano, exato período em que a pesquisa foi realizada. "Os passageiros não encontraram sanitários porque a maioria estava passando por melhorias, agora está certo", explica.
Quanto aos problemas de estacionamento, item que recebeu nota 2,8 e grande motivo de reclamação dos passageiros, Cavalcante afirma que o problema será resolvido com a construção do edifício garagem, com quatro mil novas vagas. Por enquanto, a solução encontrada, segundo ele, é a contratação de uma empresa especializada em estacionamentos, para dinamizar o uso das vagas, além da mudança no estacionamento para funcionários, liberando mais vagas.
Transporte
Os passageiros avaliaram em 2,9 o transporte público disponível para chegar ao aeroporto e reclamaram que há poucas linhas de ônibus do Centro para Viracopos. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que está estudando implantar novas linhas de ônibus, mas não deu prazo para que as mudanças aconteçam.
Na pesquisa, Viracopos teve boas avaliações nos itens cortesia no atendimento, disponibilidade de táxi, limpeza e integridade das bagagens.