Brasil é o país com mais medo de tortura policial
Oito em cada dez brasileiros temem ser vítimas de tortura em caso de detenção por autoridades policiais. O dado faz parte de um estudo divulgado pela Anistia Internacional. De acordo com a Agência Brasil, a pesquisa entrevistou 21 mil pessoas de 21 países de todos os continentes e concluiu que o medo de tortura existe em todos eles, mas o Brasil é o que é mais atingido por esse temor. Em termos mundiais, 44% das pessoas entrevistadas revelam discordar da frase: “Se eu fosse detido pelas autoridades no meu país, estou confiante de que estaria a salvo da tortura”. No Brasil, o percentual de discordância chega a 80%.
O México (64%), a Turquia, o Paquistão e o Quênia (todos com 58%) aparecem logo após o Brasil na escala do “medo da tortura”. No extremo oposto estão o Reino Unido (15%), a Austrália (16%) e o Canadá (21%). A entidade concluiu também que mais de 80% das pessoas defendem leis mais fortes contra a tortura. Nesta questão, 83% das pessoas questionadas no Brasil defendem leis claras contra a tortura, atrás da Coreia do Sul e Grécia (89%).
Ainda segundo o estudo, 36% das pessoas questionadas concordam que a tortura é “às vezes necessária e aceitável para obter informação que pode proteger o público”. Chineses e os indianos (74%) são os que mais concordam com a frase, enquanto gregos (12%) e argentinos (15%) são os que menos concordam.
No Brasil, 19% das pessoas afirmaram concordar que a tortura pode ser necessária e aceitável para proteger o público. O estudo surgiu como propósito da campanha “Stop torture”, lançada nesta terça-feira (13) pelo órgão em Londres. O objetivo é chamar a atenção dos governos e mobilizar a população para pôr fim à prática.