Guarujá passa a emitir certificado internacional de vacinação
A Prefeitura de Guarujá está emitindo, desde a última sexta-feira, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Com isso, moradores que estiverem com viagem marcada para o exterior poderão retirar o documento no Município. Antes, só Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Santos estava autorizada a emitir.
Para que o setor se tornasse apto a providenciar o certificado, uma equipe de técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde recebeu treinamento realizado pela Anvisa no dia 27 de fevereiro.
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é exigido em países como Austrália, Bahamas, Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Paraguai, Índia, Irã e Uruguai, entre outros. Sem esse documento, o turista fica preso no aeroporto e é obrigado a retornar para o seu país de origem.
Viajante
A Prefeitura alerta que quem está planejando uma viagem para o exterior deve observar alguns cuidados com a saúde. A carteirinha de vacinação deve estar em dia, em especial a vacina contra a febre amarela, que é exigida para se obter o Certificado de Vacinação.
No Município, esta vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde do Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 333) e do Jardim Boa Esperança (Rua Adriano Dias dos Santos, 533), das 9 às 16 horas. É importante ressaltar que é necessário ser vacinado no mínimo dez dias antes da viagem.
Depois disto, o viajante deve se dirigir à Diretoria de Vigilância em Saúde (Avenida Leomil, 518, Pitangueiras), levando o comprovante de vacinação e um documento de identidade com foto, para retirar seu certificado. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, entre 10 e 14 horas.