Brasília ganha 56 voos diários com redução do ICMS
17/05/2013
A redução no ICMS sobre o querosene de aviação no Distrito Federal (DF), de 25% para 12%, que será posta em prática no próximo no dia 25 de maio, terá reflexos práticos no aumento de voos para a capital.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, Brasília irá receber 56 voos diários extras nos próximos 90 dias.
"Esse aumento é um resultado palpável de uma decisão tomada em Brasília", frisou. Sanovicz ponderou, no entanto, que esse período de aumento nos voos irá coincidir com a Copa das Confederações, quando já era esperado algum aumento no fluxo de turistas.
De acordo com Sanovicz, dos cinco estados que respondem por 68% dos voos nacionais - São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Paraná -, apenas São Paulo ainda cobra 25% de ICMS sobre a querosene.
"Esse é o chamado 'preço São Paulo' da aviação", disse. "Em São Paulo, de 12% a 13% do valor do bilhete é apenas de ICMS, nos outros estados esse valor é menor", ressaltou.
Indagado sobre se já iniciou negociações com o governo do Estado para reduzir o ICMS sobre a querosene, ele negou. "Ainda não agendamos uma conversa com o governador.