A partir desta semana, todas as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos que desejarem fazer o exame de mamografia, podem fazê-lo sem a necessidade de consulta médica. Para isto, elas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e portando o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde), nome completo, data de nascimento, nome da mãe e data da última menstruação. “O exame será agendado pela equipe da Secretaria da Saúde e a unidade de saúde entrará em contato com a paciente informando a data do exame”, afirma a enfermeira Fátima Bonifácio, da equipe técnica do Programa de Saúde da Mulher.
Essa ação faz parte do “Projeto Mulheres de Peito”, que está sendo coordenada pelo Ministerio da Saúde em todo o país. O objetivo é a detecção precoce e acesso ao tratamento de câncer de mama em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, por intermédio de um Programa de Rastreamento Organizado. "Hoje, o município de Ribeirão Preto não tem demanda reprimida para exames de mamografia", acrescentou.
A estratégia prevê que todas as mulheres na faixa etária mencionada, a cada dois anos, no mês de seu aniversário, procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para agendar exame de mamografia sem a necessidade de pedido médico. “Assim que o exame ficar pronto, o serviço entregará o resultado a paciente orientando sobre a conduta a ser adotada. Se houver alguma alteração significativa no exame, ela será referenciada para especialista e o consequente tratamento”, explicou a enfermeira.
O exame de mamografia deve ser realizado, preferencialmente, no mesmo mês de aniversário da mulher. Como a necessidade de realizar o exame é bienal, as mulheres nascidas em anos pares deverão fazer o exame em anos pares e as nascidas em anos ímpares, da mesma forma, deverão realizar o exame em anos ímpares. “As mulheres que estão fora da faixa etária do programa deverão agendar consulta com médico, que seguirá condutas de acordo com o protocolo de Detecção Precoce do Câncer de Mama da Secretaria Municipal da Saúde”, diz Fátima.
Resultados Esperados – O Câncer de Mama é a primeira causa de morte em mulheres no Brasil e no Estado de São Paulo. Com a implantação deste Projeto, o Ministério da Saúde espera a ampliação do acesso ao diagnóstico e ao tratamento de câncer de mama, aumento da cobertura de mamografia na faixa etária definida para rastreamento, redução da mortalidade por câncer de mama a médio/longo prazo. Melhora na detecção precoce do câncer de mama.