Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 25 de Novembro de 2024

No AM, pediatra é assaltada dentro de consultório em unidade de saúde

18/02/2014

Uma pediatra teve os pertences roubados em um consultório do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), localizado na Av. Coronel Ferreira de Araújo, Bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus. O suspeito teria se identificado como pai de um paciente e entrado no consultório, por volta das 15h desta segunda-feira (17). A médica pediu socorro pela janela e  moradora de uma casa vizinha a unidade de saúde chamou a polícia. Funcionários reclamaram da falta de segurança no local.

De acordo com funcionários, o suspeito entrou por volta das 15h na unidade de saúde.  "Ele chegou fingindo  que estava falando no celular, dando a entender que estava com a filha sendo atendida, como se tivesse falando com a mulher na linha", disse um funcionário que preferiu não se identificar. 

Segundo a diretora do CAIC, Otília Gonçalves, o suspeito estava vestido com roupa e boné preto. Ele teria entrado no consultório da pediatra - que não teve a identidade revelada -, pedido que ela não olhasse para ele e passasse todos os pertences. Ainda de acordo com a diretora, homem levou um iphone, um colar e uma aliança de ouro. "Ele disse que ia fechar a porta e que ela não saísse porque havia mais três 'assaltantes' acompanhando ele fora da unidade", afirmou.

A diretora conta ainda que a pediatra não quis sair do consultório, amedrontada, e gritou por socorro pela janela do local para a vizinha dos fundos do CAIC. "Eu ouvi quando ela jogou um frasco no telhado. Quando olhei pela janela ela estava pedindo para chamarmos a polícia. Foi aí que liguei para o 190", afirmou a moradora, que não quis se identificar. A polícia chegou ao local em cerca de 30 minutos, segundo a testemunha. O homem fugiu do local antes da chegada dos policiais. O caso foi registrado no 3º Distrito Integrado de Polícia.

Segurança
A diretora da unidade explicou ao G1 que não é possível diferenciar as pessoas que frequentam a unidade. "Já foram levados celulares de pacientes no saguão e até um notebook da sala da diretoria", relatou. 

Funcionários do Caic disseram ainda que o local não possui sistema de vigilância interno e nem conta com seguranças nas entradas.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) divulgou uma nota informando que o processo de compra de câmeras de segurança para instalação nas unidades de saúde está em andamento e inclusive nos CAICs. "O processo já foi encaminhado à Comissão Estadual de Compras, da Secretaria de Fazenda, para encaminhamento à Comissão de Licitação".Segundo a Susam, a segurança do CAIC Alexandre Montoril é feita por vigia, da própria unidade.