Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 25 de Novembro de 2024

Vacinação contra sarampo continua até meta ser atingida em Fortaleza

14/02/2014

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a campanha  de vacinação contra o sarampo em Fortaleza pela segunda vez. A imunização estava marcada para terminar nesta sexta-feira (14), após a primeira prorrogação, mas será prolongada novamente até que seja atingida a meta de vacinar 160.551 crianças. De acordo com a secretaria, até 9 de fevereiro, cerca de 108 mil crianças foram vacinadas.

A campanha teve início no dia 25 de janeiro e é direcionada para crianças de seis a 11 meses que ainda não foram vacinadas, e para as de um a cinco anos, independente da quantidade de doses que já tenham recebido anteriormente. Segundo a secretaria de saúde, as mulheres que tiveram filho recentemente deverão ser vacinadas para que, durante a amamentação, o bebê possa ser protegido. As pessoas que já foram vacinadas na infância não necessitam de revacinação.

Ainda de acordo com a SMS, as demais pessoas que precisarem atualizar o calendário de rotina poderão ser vacinadas, portando o cartão de vacina. O usuário que não possuir esse documento será vacinado após o término da campanha, quando for atingida a meta.

Durante a semana, todos os postos de saúde da capital vão continuar disponibilizando a vacina. Nos fins de semana, a secretaria divulgará as listas de unidades que estarão funcionando em todas as regionais de Fortaleza.

Casos
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará, divulgado no dia 7 de fevereiro, foram confirmados 62 casos de sarampo no estado, sendo 55 registrados em Fortaleza. Quando um caso é notificado, a secretaria de saúde de Fortaleza realiza um bloqueio vacinal. Uma equipe visita o caso notificado e realiza a vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente para reduzir a possibilidade de contágio.

Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo divulgou um alerta de vacinação contra o sarampo de paulistas que foram viajar para Pernambuco e Ceará.  O ideal é que a imunização ocorra 10 dias antes da viagem.