Unidade itinerante fará mamografias em diversos bairros de Maceió
A “Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” foi entregue às maceioenses ontem. O consultório móvel percorrerá os bairros da capital levando serviços de mamografia e ultrassonografia da (mamária e endovaginal) às usuárias da saúde pública municipal. A solenidade de inauguração aconteceu no estacionamento do Jaraguá, em Maceió.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Jaelson Gomes, o principal objetivo da ação é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer. “Estamos dando continuidade a um conjunto de ações. Ainda há muito que desenvolver, mas este é um avanço notável que vai percorrer os oito distritos que compõem o município”.
“Há uma demanda muito grande e uma oferta muito pequena desses serviços. Com a Unidade Móvel, nós esperamos diminuir essa distorção prestando um grande serviço à saúde da mulher maceioense. Nosso intuito é aumentar a oferta de exames para que, se algo for detectado, a usuária seja encaminhada imediatamente para o tratamento adequado. Quanto mais cedo uma doença for detectada, maior será a chance de cura”, pontuou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira.
Atualmente, no Brasil, quatro carretas operam em Brasília, outras 10 em Minas Gerais, quatro em Manaus e três em Tocantins. O contrato com a empresa Gebramed terá duração de três anos. A carreta tem capacidade de realizar 100 exames por dia. O projeto piloto será executado durante todo o mês de janeiro na Praça Pingo D’água, no bairro do Trapiche. A ação começou ontem para as mulheres da região do 2º Distrito Sanitário.
O atendimento será organizado da seguinte maneira: a usuária deve procurar a unidade de saúde mais próxima à sua residência e solicitar o exame preventivo. “Por meio de agendamento, sem tumulto ou correria, todas as mulheres que precisarem serão atendidas no dia e horário marcados”, explica a coordenadora geral dos Distritos Sanitários de Maceió, Flávia Melro. Após o exame, a mulher deverá retornar à unidade de saúde de origem para retirar o resultado do exame.
Dez mulheres utilizaram os serviços já no primeiro dia de operação. Uma delas foi a auxiliar administrativa Jaíde Nunes, de 41 anos. “Hoje, eu vim fazer a mamografia. Trazer essa carreta para a nossa cidade foi mesmo uma grande ideia da Prefeitura. Nós estávamos mesmo precisando. Uma iniciativa muito boa que vai ajudar a nós mulheres na prevenção”.