Mulher morre na China de variedade da gripe aviária, diz OMS
PEQUIM, 18 Dez (Reuters) - Uma mulher morreu na China do vírus H10N8, uma variedade da gripe aviária, no primeiro caso relatado de infecção deste vírus em humanos, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.
A mulher de 73 anos morreu no dia 6 de dezembro, seis dias depois de contrair a doença, segundo comunicado da OMS.
O vírus é detectado em aves desde 1965 em pelo menos sete países, incluindo a China, disse a OMS.
Não se sabe ainda de onde a mulher contraiu o H10N8, de acordo com a OMS, embora ela tenha visitado um mercado de aves vivas quatro dias antes de ficar doente.
A mulher morreu em Nanchang, capital da província de Jiangxi, no sul da China. Familiares e outras pessoas a quem ela teve acesso não registraram sintomas da doença, nem houve casos similares na região.
Não há atualmente evidências de transmissão entre humanos do novo vírus H10N8, disseram autoridades.
A China está iniciando a sua tradicional época de gripes e há muito tem problemas com gripe aviária.
A variedade H7N9 da gripe aviária apareceu neste ano na China e já infectou pelos menos 139 pessoas na China, Hong Kong e Taiwan, matando 45. Especialistas dizem que não há evidência de que o H7N9 seja transmitido facilmente entre humanos.
No entanto, uma análise científica publicada em agosto resultou na mais forte evidência até agora de que o H7N9 pode ser transmitido entre pessoas, o que potencialmente poderia levar a uma epidemia.
As autoridades chinesas estão investigando o caso do H10N8 e reforçaram a vigilância em relação a infecções, declarou a OMS.