Helen Palmer dá conselhos para mulheres cansadas de tantas tarefas
A personagem Helen Palmer acredita que a vida moderna trouxe a expansão da mulher em quase todos os aspectos. Para ela, isso é um grande bem. No entanto, há muita confusão, como fazer muita coisa em tão pouco tempo.
Confira os conselhos de Helen Palmer abaixo:
Você é uma mulher “esclarecida”? Claro que sim, eu sei que é. Mesmo assim, pode estar se perguntando o que exatamente eu quero dizer com esse “esclarecida”. Esclarecida é a mulher que acompanha o ritmo da vida atual. Ela estuda, ela lê, ela é moderna e interessante sem perder seus atributos de mulher, de esposa e de mãe. Seja no trabalho, nas escolas ou no lar, a mulher esclarecida está sempre aprendendo. E aprender tem qualquer coisa de milagroso, não acham?
A vida moderna trouxe a emancipação da mulher em quase todos os campos - eis um grande bem. No entanto, muita confusão se faz em torno disto. Uma delas: a exaustão de se tentar fazer muito em pouco tempo.
Quem está sempre correndo para alcançar a hora, por exemplo, vive em contínuo estado de tensão. E ainda com uma constante insatisfação consigo própria.
Quando a “cabeça” está fazendo uma coisa sem querer fazê-la, pior: metade de nossa vontade é aplicada no trabalho, e a outra metade “contra” o trabalho - como um carro freado que tenta avançar.
São tantas as tarefas que assumimos que estamos sempre cansadas - exaustas até o limite das forças.
Premidas pelas contingências da vida moderna, saímos às ruas. Aumenta a cada dia o número de mulheres que trabalham fora de casa.
O trabalho é necessário não somente como justificativa para a vida em sociedade como também para a saúde, a alegria e a juventude. A mulher esclarecida sabe disso.
Se você é uma dessas, ou quer ser, não se esqueça de que tem de enfrentar a concorrência das colegas e a crítica dos estranhos - e deve estar preparada para enfrentá-las.
Se o cuidado com a própria aparência é obrigatório em qualquer mulher, numa funcionária zelosa é ainda mais importante.
Tenha sempre em mente que a primeira impressão é a que fica.
Não se exiba demais, pareça distinta, eficiente e reservada. Responda com clareza a tudo que lhe for perguntado - mas evite a tagarelice, as palavras inúteis.
Quanto à tagarelice, é um problema que todas nós temos que enfrentar... Só não sei se com muito sucesso.
Se você trata de assuntos comerciais ou interessa-se, por força da profissão, por cotações do mercado e contabilidade, muito cuidado! Não se deixe influenciar pela linguagem árida do mundo dos negócios. Seja eficiente, trabalhadora e objetiva, mas não permita que isso afete a sua feminilidade. Seja onde for, cabe a você semear a harmonia e a delicadeza nos gestos, nas palavras e nas atitudes.
Seu trabalho cansa você? Sim, eu imagino que sim... E ainda há tanto a fazer!
A mulher esclarecida não tem necessariamente um emprego, um diploma ou um título, mas conhece muitas coisas além dos seus quitutes e dos “bate-papos” com as vizinhas.
Nós, mulheres, que encontramos tempo para tantas coisas, devemos arranjar pelo menos uns minutos diários para a leitura. Esclarecida e moderna é a mulher que se instrui.
Quando você era criança nunca leu a história de uma princesa muito linda mas que, por maldição da fada ruim, não abria a boca sem que desta lhe saíssem sapos, lagartos e ratinhos?
Pois também há um modo moderno de saírem “cobras e lagartos” da boca de uma linda jovem. Só que isso não acontece por maldição de fada ruim, e sim por ignorância, por falta de instrução.
E a falta de instrução tem outros efeitos colaterais piores, como o tédio e a solidão.
A leitura, por outro lado, eleva os pensamentos. Isso não é pouco, minha amiga.
Um bom livro muda tudo, pode fazer muito pela humanidade.
E por você também, é claro.
Moderna é a mulher que se faz respeitar pelo seu próprio valor, que é companheira do homem e não sua escrava.
Em sintonia com a época, tem a oportunidade de desenvolver melhor as muitas facetas da sua personalidade.
Eu disse que aprender era um milagre, não disse? E o milagre está nisso: quando se aprende... se sabe. Eu mesma não aprendi tantas coisas assim na vida, e é por isso que valorizo cada fiapo de ensinamento que os dias foram me dando. Valorizo ainda mais o que aprendi à minha própria custa. Não é por vaidade, juro, acho que é porque doeu mais aprender assim, custou mais caro, e então a gente esquece menos... O mais importante é cultivar a capacidade de ser compreensiva e humana, não acha? A mulher esclarecida é assim: por conta de tudo o que aprende, sabe usar muito sabiamente a sua bondade e a sua ternura... Ela é Mulher, a melhor mulher! Você duvida?