'Melhor aeroporto do mundo' tem cinema, piscina e jardim de borboletas
Esperar horas por um voo não é o programa mais apreciado em nenhuma viagem, mas há aeroportos que fazem de tudo para tornar essa experiência mais amena e até prazerosa.
O Aeroporto de Changi, na Cingapura, é um exemplo bem representativo. Com áreas de relaxamento, jardins variados, cinema e até piscina, ele foi eleito o melhor do mundo pelo World Airport Awards, prêmio realizado todos os anos pelo site SkyTrax.
O resultado de 2013 foi divulgado nesta semana.
O vencedor é eleito em uma pesquisa de nove meses de duração que, nesta edição, ouviu mais de 12 milhões de usuários de aeroportos de 108 países diferentes.
Há 14 anos, o Aeroporto de Changi sempre fica entre os três primeiros colocados (no ano passado, ficou em segundo lugar). É a quarta vez que ele se classifica na primeira posição – a última vez foi em 2010.
O segundo lugar ficou com Aeroporto Internacional Incheon, na Coreia do Sul, e o terceiro, com o Aeroporto Internacional de Schiphol, em Amsterdã.
Brasil
Nenhum aeroporto brasileiro ficou na lista dos cem melhores do mundo. Na lista dos melhores da América do Sul, o primeiro do país a aparecer é o de Guarulhos, classificado em quarto lugar – após os de Lima (Peru), Guayaquil (Equador) e Santiago (Chile).
O Galeão, no Rio, foi o quinto lugar, o de Guararapes, em Recife, ficou em sétimo, e o de Congonhas, em São Paulo, em décimo.
O prêmio de melhor aeroporto para compras foi para o de Heathrow, em Londres; o de mais limpo, para o de Haneda, em Tóquio, e o primeiro lugar na categoria “melhor procedimento de segurança” foi para o de Copenhague.
Escorregador gigante e cadeiras de couro
Para agradar aos passageiros – 50 milhões em 2012, um recorde –, o Aeroporto de Changi aposta em uma mistura de conforto, entretenimento, tecnologia e contato com a natureza.
O cinema, gratuito, funciona 24 horas por dia, exibindo filmes estilo “blockbuster”.
Um escorregador de 12 metros de altura, considerado o mais alto dentro de um aeroporto, permite que os passageiros mais aventureiros desçam a uma velocidade de seis metros por segundo.
Áreas de relaxamento possuem confortáveis cadeiras de couro com apoio para as pernas e a cabeça. Há também lounges de TV.
Na cobertura, uma piscina permite tomar sol nos dias mais quentes.
As mulheres podem se arrumar em uma área especial para elas, com espelhos e lugar para maquiagem, e as crianças têm playgrounds e áreas infantis e de jogos eletrônicos voltadas para elas.
Aqueles que tiverem mais tempo livre na conexão entre dois voos podem conhecer a cidade optando por um dos tours gratuitos oferecidos pelo aeroporto.
Em todo o ambiente, a internet é gratuita. Há apoios para laptops e 550 terminais com acesso à rede para quem não tiver o aparelho, além de carregadores gratuitos de bateria para celulares e outros eletrônicos.
Os jardins do aeroporto são divididos por tipo de plantas: há um de orquídeas, outro de cactos e outro com 500 girassóis, que ganha iluminação especial durante a noite.
Também há um lago com peixes e um jardim com mais de mil borboletas nativas da Cingapura e da Malásia, que ocupa 330 metros quadrados.
Confira a lista dos dez melhores do mundo em 2013:
1° - Aeroporto de Changi, Cingapura
2° - Aeroporto Internacional de Incheon, Coreia do Sul
3° - Aeroporto Schipol, em Amsterdã
4° - Aeroporto Internacional de Hong Kong
5° - Aeroporto Internacional de Pequim
6° - Aeroporto de Munique, na Alemanha
7° - Aeroporto de Zurique, na Suíça
8° - Aeroporto Internacional de Vancouver, no Canadá
9° - Aeroporto Internacional de Tóquio (Haneda)
10° - Aeroporto de Heathrow, Londres
E a lista dos dez primeiros da América do Sul:
1° - Aeroporto Internacional de Lima Jorge Chavez
2°- Aeroporto Internacional de Guayaquil, Equador
3°- Aeroporto Internacional de Santiago, Chile
4°- Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo
5°- Aeroporto Internacional do Galeão, Rio de Janeiro
6°- Aeroporto Internacional de Buenos Aires Ministro Pistarini
7°- Aeroporto Internacional de Guararapes, Recife
8°- Aeroporto Internacional Simón Bolívar, Caracas
9°- Aeroparque Jorge Newbery, Buenos Aires
10°- Aeroporto de Congonhas, São Paulo