Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 28 de Novembro de 2024

IPO da Smiles gera expectativas e projeta quadro de independência da GOL (GOLL4)

19/04/2013

 

Em meio ao contexto difícil que se configura para a aviação civil no Brasil, devido ao alto preço do combustível e à redução da oferta de trechos, uma novidade vem para aquecer o mercado de ações deste setor: o IPO da Smiles, programa de milhagens da GOL (BOV:GOLL4).

A companhia iniciará com a abertura de um lote correspondente a 38.647.343 ações ordinárias, o preço da ação individual variará entre a faixa de R$20,70 a R$25,80. O IPO da Smiles ainda prevê a abertura de um lote suplementar ao primeiro de até 13.526.569 papéis. O período de reserva das ações está fixado entre os dias 15 e 24 deste mês, sendo a fixação dos preços realizada no dia 25 de abril.

Vale lembrar que a administradora de milhas da TAM, a Multiplus, também realizou sua oferta pública inicial em 2010, embora as transações tenham ficado aquém das projeções iniciais, as quais apontavam potencial de 1 bilhão de reais. Se concretizada a oferta pública inicial da Smiles, a alta hierarquia da Gol ainda cogita a possibilidade da gestora de milhas se tornar independente.

Sobre isto o atual presidente da GOL Linhas Aéreas inteligentes, Sergio Kakinoff, manifestou o interesse da companhia em desmembrar a Smiles e torná-la independente. “Estamos estruturando o Smiles como uma empresa independente, uma empresa dentro da empresa”, afirmou ele.

O presidente da companhia ainda complementou dizendo que as observações iniciais da companhia são favoráveis à independência da Smiles, entretanto a GOL pretende analisar isto até o fim do ano. “O que eu pretendo fazer é acelerar esse processo no sentido de garantir o cronograma, porque é muito complicado e muito complexo preparar uma empresa para uma decisão dessa”, complementou Kakinoff.