Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 28 de Novembro de 2024

80% dos passageiros já embarcaram, diz TAP sobre avião que bateu no DF

15/04/2013

 

A companhia aérea TAP informou neste domingo (14) que 80% dos passageiros que não puderam viajar neste sábado (13), depois que o avião em que estavam bateu a asa esquerda em uma torre do Aeroporto Internacional de Brasília ,já embarcaram em outros voos rumo a Lisboa, Portugal. A previsão é de que até o final desta segunda (15) todos os passageiros tenham seguido viagem.

O acidente aconteceu no momento em que a aeronave percorria a taxiway, caminho que leva às pistas de pouso e decolagem. Não houve feridos. Os 259 passageiros que seguiriam rumo a Lisboa foram acomodados em hotéis na cidade.

Por meio de nota, a Força Aérea Brasileira informou que o incidente ocorreu porque a aeronave da TAP percorreu um caminho que não comportava a envergadura da aeronave. A FAB disse que está investigando o caso.

Ainda segundo o órgão, qualquer tipo de restrição, obras e condições gerais do aeroporto deve ser notificado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para que os pilotos tomem conhecimento sobre as condições da aérea.

Responsável pela administração do aeroporto, a Inframerica disse que todos os comunicados sobre as condições do local foram feitas aos órgãos responsáveis. A empresa também disse que a taxiway já havia sido homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil e que o aeroporto de Brasília recebe aviões do modelo A-330 diariamente.

Segundo a Inframerica, a gestão de pouso e decolagem é comandada pela Aeronáutica, mas ainda não é possível afirmar de quem foi a decisão de utilizar a taxyway. A Inframerica afirmou que irá se pronunciar oficialmente depois das investigações.

A TAP disse que o piloto da aeronave seguiu as instruções da torre. De acordo com a companhia, a situação será apurada.

Atrasos

O mau tempo na madrugada provocou atraso em 55,4% dos voos previstos para o Aeroporto JK entre 0h e 15h deste domingo. Dos 92 voos programados, 51 sofreram atraso e 12 foram cancelados. A Inframerica afirmou que a situação não tem relação com o acidente ocorrido neste sábado.