Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 27 de Novembro de 2024

Expansão da aviação para o interior faz "caçulas" ganharem mercado

28/02/2013

 

Nessas férias de janeiro, uma em cada três pessoas que viajou de avião pelo Brasil foi levada pelas empresas "menores" do setor aéreo – Trip, Azul e Avianca. Por conseguirem atuar de forma rentável em cidades pequenas e médias, elas ganharam participação no mercado doméstico, ainda bastante concentrado nas mãos de TAM e Gol. Agora, buscam espaço também no aeroporto de Congonhas, na maior metrópole do País.

Em janeiro de 2011, TAM e Gol dominavam 86,5% do mercado nacional, enquanto as três menores detinham uma participação total de 13,5%. De lá para cá, as caçulas conquistaram terreno de forma mais ou menos constante. No mês passado, a mudança no cenário já podia ser notada: TAM e Gol somavam 77,2%, e Trip, Azul e Avianca chegaram a 22,8% do chamado "market share" das aéreas. Ou seja, em dois anos, 10% do mercado brasileiro mudou de mãos.

Na semana passada, uma reunião da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) para divulgar dados do setor mostrou que essa transformação está em pleno curso. O relatório apresentado apontava que, na comparação entre janeiro e dezembro, a Trip foi a empresa que mais aumentou a oferta de assentos (13,13%), a que mais se aproveitou do aumento da demanda de passageiros (24,75%) e a que teve maior ganho de aproveitamento na ocupação dos voos (7,15%).

A explicação, segundo especialistas, é que a aviação brasileira "cresceu para o interior" nos tempos recentes. "TAM e Gol usam aviões grandes, e não é toda cidade que elas conseguem operar com esses aviões cheios", diz Adalberto Febeliano, consultor técnico da Abear e ex-diretor da Azul. "As empresas 'menores' aproveitaram que Gol e TAM saíram dessas rotas menos rentáveis para ganhar participação", diz Cláudia Oshiro, economista que acompanha o setor na consultoria Tendências.

As cidades médias veem de perto a transformação. Naquelas que têm movimento suficiente para atrair TAM e Gol, a concorrência é forte. Maringá (PR) tem 18 voos diários, divididos por Azul, Trip e Gol. Londrina (PR) tem 12, operados por TAM, Gol, Azul e Trip. As quatro empresas também disputam os passageiros de Uberlândia (MG), uma cidade com 620 mil habitantes e que possui nada menos que 29 voos diários. "Num lugar como esse, as tarifas normalmente são menores, porque existem mais opções", diz Febeliano.