Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 27 de Novembro de 2024

Quadrilha é presa furtando bagagens no Aeroporto de Congonhas (SP)

27/02/2013

 

Uma quadrilha foi presa em flagrante no Aeroporto de Congonhas tentando furtar a bagagem de um passageiro. O número de furtos em trens, no metrô e em aeroportos de São Paulo cresceu nos últimos 12 meses.
 
Os três colombianos não estão a passeio no Aeroporto de Congonhas. Estão presos. O grupo, segundo a polícia, se preparava para furtar a mochila de um passageiro e colocar no lugar outra idêntica que eles carregavam.
 
A vítima, que prefere não se identificar, conta o que viu. “Eu vi uma gritaria, o pessoal da polícia mandando o pessoal deitar no chão com a arma em punho e eu me virei sem entender. De repente fui me dar fé que eu estava sendo roubado e a polícia foi quem viu primeiro isso”.
 
Em Congonhas, os furtos cresceram 38,9% em janeiro deste ano, em relação ao primeiro mês de 2012. No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, os casos aumentaram 26,2%.
 
Para quem anda de trem e metrô, o aumento foi ainda maior. O número de furtos em estações e dentro dos vagões mais que dobrou em janeiro desse ano em relação ao mesmo período do ano passado. Saltou de 180 casos em 2012 para 377 agora.
 
“Entre metrô e trem, são seis milhões de pessoas por dia que utilizam o transporte. No fim da tarde, o pessoal está cansado. Então eles deixam a mochila de lado e às vezes adormecem. E estão acontecendo os furtos de celulares e aumentando as nossas estatísticas”, ressalta Osvaldo Nico, da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista.
 
A orientação da polícia é nunca tirar o olho de bolsas e malas e segurar a mochila bem firme. “Ando sempre com a bolsa na frente e o braço segurando. Se houver qualquer movimento logicamente eu vou sentir”, afirma Laíde de Oliveira, supervisora de loja.
 
Mas todo cuidado ainda pode ser pouco. “Pegaram o meu celular do meu bolso e eu nem percebi. Percebi depois na hora do empurra-empurra”, conta Diego Lança, assistente financeiro.
 
O metrô diz que os roubos devem diminuir com a instalação de câmeras digitais nos trens e nas estações. A delegacia do Aeroporto de Congonhas informou que prendeu em janeiro 27 pessoas acusadas de roubo, o numero é quase o dobro do mesmo período do ano passado. A delegacia de Cumbica acredita que o aumento dos casos está relacionado ao maior volume de passageiros.