A caça a AirAsia QZ8501: Por que as aeronaves não têm rastreamento em tempo real?
No dia 28 de dezembro, por volta das 06h15 o voo 8501 AirAsia (QZ8501) desapareceu a caminho da Indonésia para Cingapura. Havia 162 passageiros e tripulantes a bordo, e nenhum sobrevivente foi ainda encontrado no local do acidente do avião no mar de Java.
Apesar de ser rastreado por radar, e ter desaparecido muito perto de terra, as equipes de busca e salvamento ainda levaram mais de dois dias para encontrar os restos do avião.
Na lista de voos desaparecidos estão o voo Malaysia Airlines 370, que ainda não foi encontrado, e o voo 447 da Air France, que levou anos para se recuperar totalmente.
Nós não sabemos exatamente o que aconteceu ainda (nenhum dos gravadores de dados de voo foram recuperados), mas o cenário mais provável é que o avião atingiu a tempestade, que causou algum tipo de falha catastrófica. Os pilotos não enviaram um sinal de socorro, o que sugere que tudo aconteceu muito rapidamente.
A única boa notícia é que os destroços do avião parecem estar localizados em águas rasas (cerca de 25 metros ou 80 pés), e por isso não deve ser muito difícil localizar o gravador de dados de voo (FDR) e gravador de voz do cockpit ( CVR) ,e as caixas-pretas . A maioria dos corpos provavelmente serão resgatados, também, ao contrário dos desaparecimentos de MH370 (nenhum corpo encontrado) e AF447 (50 em 228).
Como você perde um avião?
Mas, novamente, neste momento temos de voltar ao tema que originalmente discutimos quando desapareceu o voo MH370 em março: Como pode ser possível perder um avião? Como é que pode levar dois dias para localizar o voo? Teria havido mais sobreviventes se tivessem feito a busca e salvamento na cena no período de uma hora do acidente? Por que não temos rastreamento de todas as aeronaves, em vez de depender sinais periódicos de radar ou ADS-B em tempo real?
Da mesma forma, a Sony poderia ter criptografado os dados ou as senhas de seus usuários e funcionários, mas até que a empresa fosse hackeada isso teria parecido uma despesa inútil.
As empresas e organizações estão olhando para o rastreamento em tempo real para grandes jatos de passageiros, mas, como em qualquer organização internacional burocraticamente isso vai demorar algum tempo, nós provavelmente não devemos esperar uma decisão concreta nestes meses seguintes, e quando acontecer esta obrigatoriedade, tenho certeza de que as companhias aéreas vão ter um número de anos para implementar as novas medidas.