Atrasos e cancelamentos de voos apresentam queda pelo terceiro ano
07/12/2012
Um levantamento feito a partir de dados consolidados pela Rede Infraero e apresentados pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (Sac) esta semana aponta que atrasos e cancelamentos de voos de companhias brasileiras vêm diminuindo ano a ano, desde 2010, apesar do crescimento no número de passageiros transportados.
Em 2011, por exemplo, o percentual de cancelamentos de voos foi de 4,8% e, o de atrasos, 13,6%. Esse ano, no acumulado até o mês de setembro, os índices parciais foram de 3,9% (cancelados) e 10,4% (atrasados). “Quanto aos cancelamentos, é importante lembrar que muitos deles dizem respeito a operações feitas de maneira programada, com meses de antecedência. Essas ações são comuns no mercado e são realizadas para readequações de malha aérea. Nesses casos, os clientes são comunicados com a devida antecedência e reacomodados em outros voos”, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.