Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 27 de Novembro de 2024

‘Gol terá que manter a oferta’

03/12/2012

 

O relator do processo que resultou na aprovação da fusão da Gol com a Webjet no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Ricardo Ruiz, disse ao GLOBO que o Aeroporto Santos Dumont é o principal temor do órgão. O receio é que a Gol reduza a oferta de voos.
 
O Cade ficou surpreso com as demissões na Webjet?
Na condição de conselheiro, não avalio a estratégia da empresa, mas se a fusão gerará ambiente de oferta ruim. A decisão do Cade foi que a aquisição da Webjet não geraria maiores problemas ou preocupação com a concorrência, com exceção da forma como a Gol operaria no Santos Dumont.
 
Como assim?
Estudamos a capacidade de 19 aeroportos atendidos pelas empresas, e apenas em Santos Dumont e Congonhas não há slots disponíveis. Em Congonhas, no entanto, a Webjet operava aos sábados e domingos, quando o aeroporto fica relativamente ocioso. No Santos Dumont, não há slots livres. E, ao comprar a Webjet, a Gol ficou com 142 slots por dia. Se fechar capacidade lá, outra empresa não consegue repor a oferta.
 
O que garante que isso não vai ocorrer?
A Gol terá que fazer o pouso e aterrissagem em 85% dos horários autorizados, senão terá que devolver slots para a Anac. O Cade retirará slots da Gol se ela não cumprir o acordo assinado.