Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 27 de Novembro de 2024

Empresas de aviação se fundem para ampliar oferta

26/11/2012

 

A aprovação foi concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), reguladora do transporte aéreo no Brasil. Agora precisa passar pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade).
 
Com a fusão, a nova holding será conhecida como Azul Trip S/A e vai operar com 840 voos diários domésticos. A companhia contará ainda com 116 aviões e nove mil funcionários. Isso vai representar uma fatia de quase um terço das operações no Brasil.
 
Este ano também marcou a fusão das companhias TAM (Brasil) e LAN (Chile). A nova denominação das duas empresas será Latam e elas vão seguir operando como duas companhias separadas, porém não independentes. Mais ainda, cada empresa continuará com as próprias aeronaves, guichês e serviços.
 
A holding será responsável por atender 150 destinos em 22 países com operações domésticas em Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, e operações internacionais na América Latina, Estados Unidos, Europa e Oceania.
 
Uma das grandes modificações para os clientes da TAM será o uso de milhagens e as conexões com uma reserva. Isso poderá acontecer devido a uma possível saída da TAM da maior rede mundial de companhias aéreas, a Star Alliance. Ao todo, são 28 companhias de todo o mundo que se aliaram a essa rede, fundada em 1997. Gigantes como TAP, Lufthansa, Turkish e United fazem partes dessa ligação.
 
Como a LAN é membro antiga de outra rede, a oneworld (o nome se escreve todo em letras minúsculas) e ela não pode, por uma decisão judicial, pertencer à mesma rede que a Avianca-Taca, a qual já ingressou na Star Alliance, a holding Latam deverá mesmo se juntar à oneworld.
 
O desligamento da TAM da sua rede de alianças ainda não foi anunciado oficialmente à Star Alliance. Até a saída oficial, os clientes que têm pontos acumulados podem utilizá-los na rede. Depois, as novas políticas sobre os programas de milhas deverão ser explicados pela companhia aos seus clientes.
 
A one world é a segunda maior rede de alianças com 12 companhias aéreas. Em breve se juntará à rede a Qatar Airways, uma das três principais do Oriente Médio. Além da Qatar, a oneworld conta com companhias importantes como Ibéria, Qantas, British Airways e American Airlines.
 
As alianças são vistas por estudiosos como uma estratégia de adaptação ao mundo globalizado para que as empresas aéreas reduzam custos e aumentem a cobertura de atendimento. A alta concorrência no setor também reforça a necessidade dessas parcerias. Neste ambiente inóspito, alianças globais se resumem a uma questão de market-share, literalmente, compartilhamento de mercado.