Fim da Webjet gera transtornos nos aeroportos
26/11/2012
Com o fim das atividades da Webjet, anunciado na sexta-feira, a Gol prometeu realocar em seus voos os passageiros que adquiriram bilhetes da companhia extinta, porém, muitos estão enfrentando transtornos com a alteração de horários e trajetórias. No início da manhã de ontem, houve filas nos guichês da Gol e atrasos nas partidas. A empresa disponibilizou aeronaves extras para acomodar os clientes da Webjet.
Embora falte mais um mês para a viagem, o contador Jorge Marques já teve uma surpresa. Ele recebeu, na sexta-feira, e-mail da Gol comunicando que os bilhetes que adquiriu para duas parentes, em agosto último, serão alterados. O voo de volta de Brasília ao Rio após as festas de fim de ano, que seria direto, agora levará quase o dia todo, pois haverá uma conexão em São Paulo, onde as passageiras deverão esperar mais de três horas depois. No comunicado, a companhia informou “a acomodação de voo por problemas operacionais”.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) garante que está monitorando e fiscalizando o encerramento das operações da Webjet para verificar se todos os passageiros da empresa estão sendo acomodados em outras aeronaves. Ontem, a Infraero asegurou que não houve problemas nos voos que chegam e partem do Aeroporto Internacional de Brasília.
De acordo com a agência reguladora, a Gol tem que garantir o atendimento aos clientes. A Anac notificou a empresa para relatar os procedimentos adotados em relação aos bilhetes já emitidos pela Webjet. Em caso de cancelamento, atraso ou preterição de embarque (por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking etc.), o passageiro deve receber assistência material, que envolve comunicação, alimentação e acomodação.
A partir de uma hora de atraso, o cliente tem direito a acesso à internet e telefonemas e, a partir de duas horas, a alimentação. Se a espera é de quatro horas ou mais, a companhia é obrigada oferecer hospedagem e transporte.
A Anac orienta os passageiros a procurar a Gol para reivindicar seus direitos, além de encaminhar eventual reclamação à própria agência ou recorrer aos postos dos Juizados Especiais nos aeroportos. A agência atende os passageiros pela internet ou pelo telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol.
Demissões
A Gol demitiu 850 funcionários da Webjet, adquirida há um ano e cinco meses, praticamente às vésperas do Natal. Eles terão dificuldades para arrumar outra colocação logo, pois tradicionalmente as empresas contratam menos em janeiro e fevereiro. A diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziela Baggio, lamenta a atitude cruel da companhia aérea nessa época do ano. Ela destaca que a Gol só comprou a Webjet para se apoderar de seus slots, que são os horários de chegada e partida reservados a cada empresa aérea, em aeroportos importantes como Guarulhos (SP) e Santos Dumont (RJ).