Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quarta, 27 de Novembro de 2024

Falta de Funcionários na ANAC causa Crise à aviação Brasileira

21/11/2012

 

A aviação brasileira da atualidade se encontra mergulhada numa profunda crise sem precedentes, tudo por causa da falta de pessoal especializado na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), não por culpa de quem lá trabalha, mas sim pela falta de inércia do Governo Federal em liberar mais contratações.
 
Os problemas estão se tornando cada vez mais sérios, onde centenas de pilotos e comissários não conseguem ter seus documentos e/ou processos resolvidos em tempo hábil, com espera podendo chegar a 120 dias, tudo pelo fato de que os atuais funcionários não dão conta de tantos serviços acumulados.
 
Sabe-se que hoje a necessidade de pessoal para a normalização no funcionamento dessa agência reguladora seria de, pelo menos, 1.500 funcionários, mas de contraproposta o Governo Federal só liberou a contratação de mais 170 funcionários através de concurso público, fato este que já mostra o quanto ainda pode piorar.
 
Grupos de pilotos/comissários já começam a se organizar em sites de relacionamentos para colocar a "boca no trombone", todos insatisfeitos com a atual situação caótica que se encontra no meio aeronáutico, podendo contribuir demasiadamente na falta de segurança operacional por parte desses tripulantes.
 
Em regiões menos populosas do Brasil e onde o poder público não tem ação, ouvimos dizer que já há diversos pilotos voando com seus exames médico e de habilitação vencidos, tudo porque não podem deixar de trabalhar, perder seus empregos.
 
A falta de fiscalização nos aeroportos é clássica e já sabida por todos, e quando há, é quase ineficiente, provando a ineficiência total.