Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 26 de Novembro de 2024

Empresa mantém prazo de entrega da 2ª pista de Viracopos para 2017

16/10/2012

 

Após a série de prejuízos e transtornos causados pela interdição da única pista de voo do Aeroporto Internacional de Viracopos, a concessionária que assumirá a gestão do local a partir de novembro informou que o incidente não acarretará no adiantamento da construção de uma nova pista. A assessoria de imprensa do consórcio Aeroportos Brasil Viracopos informou, na tarde de segunda-feira (15), que será mantido o prazo de entrega da obra para o início de 2017.
 
O Aeroporto de Viracopos ficou fechado para pousos e decolagens desde a noite de sábado, quando um avião cargueiro, vindo de Miami, nos Estados Unidos, apresentou problemas no trem de pouso no momento da aterrissagem e ficou parado na pista durante 45 horas, até ser removido. O incidente acarretou no cancelamento de 495 voos, sendo 235 partidas e 260 chegadas, segundo balanço divulgado pela Infraero.
 
Por meio da assessoria de imprensa, a Aeroportos Brasil Viracopos disse que em setembro já anunciou a antecipação da construção da pista extra, que estava prevista para 2023 no projeto original de ampliação do aeroporto. Pelo cronograma, as obras devem começar no segundo semestre de 2014 e conclusão três anos depois.
 
Infraero
Uma segunda pista de operação ou a remoção mais rápida da aeronave com problema teria evitado o número de cancelamentos e atrasos. Apesar disso, a Infraero informou que não poderá autuar ou multar a empresa proprietária do cargueiro porque, segundo a assessoria do órgão, o que ocorreu foi um “incidente” e a empresa Centurion fez o necessário para agilizar a retirada da aeronave.
 
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em contrapartida, instaurou um processo administrativo para apurar se o plano de emergência foi cumprido pela Infraero e pela Centurion Cargo durante o incidente. A empresa pode ter as operações suspensas no país, caso seja constatada alguma irregularidade no processo.
 
Durante a tarde desta segunda, a Azul, responsável por 85% dos voos domésticos de Viracopos, informou por meio do seu diretor de comunicação, Gianfranco Beting, que já prevê um volume alto de processos indenizatórios por parte de passageiros contra a aérea. Apesar disso, Beting não fala ainda em processar a empresa de transporte de cargas.