Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 26 de Novembro de 2024

Governo apresenta aeroportos alternativos para a Copa 2014

03/10/2012

 

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) apresentou na última quinta-feira (27) ao Grupo Executivo da Copa (Gecopa) uma possibilidade para conter a demanda de passageiros durante a Copa do Mundo: aeroportos alternativos poderão ser usados durante a competição.
 
Após um planejamento realizado em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, o órgão listou os aeródromos que podem fazer parte do Mundial 2014.
 
Para fechar a lista para a aviação regular, critérios foram adotados. Entre eles a distância com raio de até 250 quilômetros da cidade sede dos jogos, a existência de um terminal de passageiros e de uma pista de pouso com mais de 1,5 mil metros.
 
No caso da aviação geral, foram selecionados aeródromos, públicos ou não, com raio de até 500 quilômetros de distância das cidades sedes. Além disso, foram observados ainda critérios como pista com mais de 1.300 metros e com resistência superior a PCN 7 (classificação de resistência do pavimento da pista).
 
A lista é segmentada em aeródromos de destino e aeródromos alternativos, já prevendo um direcionamento de acordo com as características do voo: internacional, doméstico, aviação geral ou VIP (autoridades, delegações ou chefes de Estado).
 
Por exemplo, no caso dos jogos em Brasília, os aeródromos de destino para aviação doméstica serão o aeroporto de Brasília e de Goiânia. Internacional, apenas o aeroporto de Brasília.
 
Aviação geral: Brasília, Anápolis e Base Aérea de Anápolis. VIP: Base Aérea de Brasília. Os aeródromos alternativos serão: Confins, Uberlândia e Uberaba, todos em Minas Gerais.