Airbus e China fazem parceria para desenvolver combustíveis alternativos
29/08/2012
A Airbus e a Universidade de Tsinghua, China, uma das mais conceituadas academias mundiais, estabeleceram uma parceria para desenvolver combustíveis alternativos, com o objetivo de promover a produção e o uso de biocombustível na aviação chinesa, mercado que regista o crescimento mais rápido a nível mundial.
De acordo com um comunicado emitido pela Airbus, empresa aeronáutica europeia, a parceria avaliará as matérias-primas que cumpram os critérios de sustentabilidade ecológica, económica e social numa primeira fase. Numa segunda fase serão especificadas as soluções mais promissoras para a produção de combustíveis alternativos.
Os primeiros resultados deveram estar prontos para análise no segundo semestre de 2012, sendo o objetivo selecionar o conjunto de matérias-primas finais (onde estão incluídos o óleo de cozinha usado - que de outra forma seria desperdício - e também as algas). No início de 2013, o estudo de viabilidade é finalizado e os parceiros começam a acelerar a produção para que o sector alcance resultados sustentáveis.
A parceria faz parte da meta estabelecida pela Airbus para 2012, para a criação de cadeias de valor em todos os continentes.
A Airbus já tinha cadeias de valor estabelecidas na América Latina, Austrália, Europa e Médio Oriente, estendendo agora à Ásia.