Venda de combustíveis em SE foi a maior em 12 anos
23/08/2012
Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da ANP, revelou que foram comercializados no estado 428,6 milhões de litros de combustíveis, registrando recorde de vendas para primeiros semestres, de acordo com a série histórica iniciada em 2000.
Comparando-se o total vendido no primeiro semestre desse ano com o mesmo período de 2011, houve expansão de 8,6%, e entre os combustíveis comercializados, houve recorde para primeiros semestres nas vendas da gasolina, do óleo diesel e do querosene de aviação, sendo as maiores vendas dos últimos 12 anos.
Na análise de janeiro a junho, as vendas da gasolina totalizaram 163,2 milhões de litros, sendo 13,8% superior ao primeiro semestre do ano passado. Para o óleo diesel, as vendas somaram 176,6 milhões de litros, com incremento de 8,5% sobre o mesmo período. O querosene de aviação foi o combustível que apresentou maior crescimento relativo nas vendas, com alta de 27,5%, em relação ao mesmo período de 2011, sendo vendidos 17,2 milhões de litros no estado.
O etanol hidratado (aquele que não é misturado à gasolina) foi o único a apresentar decréscimo nas vendas, no período analisado. Foram comercializados 10,7 milhões de litros, com queda de 29,4%, sobre o primeiro semestre do ano anterior.