Subcomissão debate expansão do tráfego e implantação de novo sistema de controle aéreo
06/08/2012
A Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil realiza audiência pública, nesta quarta-feira (8), para debater a expansão do tráfego aéreo no Brasil e a implantação do sistema CNS/ATM.
O sistema pode ser entendido como a modernização do Controle do Espaço Aéreo em âmbito mundial para atender o crescente fluxo de tráfego aéreo projetado para o futuro. A sigla constitui-se a partir da reunião de quatro termos: Comunicação Aeronáutica, Navegação Aérea, Vigilância (letra S, de Surveillance) e Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ou ATM-Air Traffic Managment).
O CNS/ATM consiste na aplicação em grande escala de tecnologia baseada no uso de satélites, comunicação digital e de uma gestão estratégica das operações, a partir da integração de tecnologias, processos e recursos humanos, destinados a suportar a evolução do transporte aéreo.
Foram convidados para o debate o diretor geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea); o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, George William Cesar de Araripe Sucupira; o coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e o diretor da empresa Fly Aviation, Francisco de Lyra.
Criada no âmbito da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), a subcomissão é presidida pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO) e tem o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) como relator. A audiência pública será na sala 13 da ala Alexandre Costa, às 14h.