Novo terminal de Guarulhos atenderá 12 milhões por ano, diz ministro
02/08/2012
O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, disse nesta quarta-feira (1º) que o terceiro terminal de passageiros do aeroporto de Guarulhos, que deve entrar em operação até a Copa de 2014, terá capacidade para atender 12 milhões de pessoas por ano.
A construção do novo terminal é obrigação prevista no contrato de concessão do aeroporto, leiloado pelo governo em fevereiro junto com os aeroportos de Campinas e Brasília. O contrato, porém, previa que ele deveria ter capacidade para 7 milhões de passageiros.
O novo projeto, apresentado pela concessionária do aeroporto, a Invepar, prevê, portanto, uma capacidade 71,4% maior do que o previsto inicialmente.
O grupo Invepar ainda não divullgou detalhes sobre o novo projeto, mas informa que entre os investimentos iniciais do consórcio está prevista a construção de um estacionamento com capacidade para 10 mil novas vagas, pátio para aeronaves com 36 novas posições e 22 novas pontes de embarque. A previsão é que, até 2022, o aeroporto tenha capacidade de receber cerca de 60 milhões de passageiros por ano.
Campinas e Brasília
De acordo com Bittencourt, que participa de audiência pública na Câmara que discute obras em aeroportos nacionais, as concessionárias dos aeroportos de Campinas e Brasília – Aeroportos do Brasil e Inframérica, respectivamente -, também anunciaram que vão construir terminais maiores do que o exigido no edital de concessão.
Em Campinas, a capacidade sobe de 5,5 milhões para 14 milhões de passageiros (+ 154,5%) e, em Brasília, de 2 milhões para 8 milhões de passageiros ao ano. Essas estruturas devem estar prontas antes da Copa de 2014.
O governo arrecadou R$ 24,5 bilhões com o leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, ágio total de 347% considerando o valor mínimo de R$ 5,477 bilhões exigido pelos três.
O contrato de concessão dos aeroportos foi assinado pelas três concessionárias e pela Agência Nacional de Aviação Civil no dia 14 de junho. A Infraero é sócia das três concessionárias na administração desses aeroportos.
Galeão
Bittencourt disse ainda que a previsão é que as obras de reforma do terminal 1 e de construção do segundo terminal de passageiros do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro – que não foi leiloado –, devem ser concluídas até o início de 2014.
Com as melhorias, a capacidade de atendimento de passageiros no Galeão vai aumentar dos atuais 17,4 milhões para 44 milhões ao ano. Em 2011, passaram pelo aeroporto 14,9 milhões de pessoas. Em 2014 esse volume deve ser de 19 milhões.