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Sábado, 30 de Novembro de 2024

Paraná tem queda de 1% no consumo entre as Classes C e D

05/05/2021

A Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D da Superdigital, fintech do Santander, indica que em março, o consumo dos brasileiros caiu 4% em relação ao mês anterior. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor dessas classes sociais.

No Paraná, a pesquisa apontou leve recuo mensal de 1%. Os gastos que mais caíram foram os com Companhias Aéreas (-14%), Telecomunicações (-13%) e Hotéis e Motéis (-5%). Na outra ponta, houve crescimento nos gastos com Combustível (21%), Automóveis e Veículos (19%) e Drogaria e Farmácia (12%).

 

Ao analisar os dados por região, o maior recuo foi no Sudeste, que repetiu a tendência registrada no mês anterior, com recuo de 6%. A região Nordeste registrou queda de 4%, enquanto as regiões Norte e Sul apresentaram declínio de 1% cada. A única região que apresentou um pequeno crescimento foi o Centro-Oeste, com 1%.

Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, a pesquisa aponta que o movimento se deve, em parte, às famílias estarem mais em casa, por conta do distanciamento social imposto em boa parte do País. “Mas podemos perceber que, além da sensível queda, houve uma mudança na forma de consumo, com uma migração relevante para itens mais necessários em casa e compras online. Além disso, pudemos ver outras mudanças de hábitos, como o aumento dos gastos com combustíveis e a queda dos gastos com transporte. Ou seja, as pessoas, em março reduziram o uso de transportes públicos e deram preferência ao automóvel”, diz.

Em termos setoriais, as maiores quedas registradas em março na comparação com fevereiro foram em Restaurantes (-6%), Lojas de Roupas (-5%), Transportes (-5%) e Serviços (-4%). Enquanto isso, cresceram os gastos com Diversão e Entretenimento (32%), Combustível (11%), Drogaria e Farmácia (10%) e Supermercado (8%).

“Se detalharmos cada segmento, entenderemos mais os efeitos gerados do isolamento social. Por exemplo, o que apresentou grande aumento nos gastos em Diversão e Entretenimento foi a aquisição de jogos online”, explica a executiva.

Outro ponto a observar na pesquisa em março é que, além do aumento dos gastos em Supermercados, a categoria esteve mais presente no orçamento dos brasileiros das classes C e D, com três pontos percentuais a mais. Enquanto a participação de Restaurantes caiu um ponto percentual.

Na análise do valor médio de cada compra no mês de março é possível observar aumento nas categorias Farmácia, Prestadores de Serviços e Combustível, principalmente. Em contrapartida, os consumidores gastaram menos em Hotéis e Motéis, Automóveis e Veículos, Restaurantes e Transporte.

A pesquisa também reforça a tendência de queda nas compras físicas, dando mais espaço às compras online.

Recortes regionais

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a pesquisa apontou que os gastos recuaram 4% em março ante fevereiro deste ano. Os setores que mais caíram foram Companhias Aéreas (-39%), Hotéis e Motéis (-20%) Lojas de Roupas (-12%). Por outro lado, houve crescimento nos gastos com Diversão e Entretenimento (65%), Combustível (12%) e Automóveis e Veículos (11%).

Paraná

No Paraná, a pesquisa apontou leve recuo mensal de 1%. Os gastos que mais recuaram foram os com Companhias Aéreas (-14%), Telecomunicações (-13%) e Hotéis e Motéis (-5%). Na outra ponta, houve crescimento nos gastos com Combustível (21%), Automóveis e Veículos (19%) e Drogaria e Farmácia (12%).

Espírito Santo

No Espírito Santo, a consumo caiu 2%. A pesquisa aponta que em março ante fevereiro, as categorias mais prejudicadas foram Hotéis e Motéis (-49%), Companhia Aéreas (-48%) e Automóveis e Veículos (-36%). Houve avanço nos gastos com Diversão e Entretenimento (54%), Combustível (28%) e Supermercado (20%).

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, os dados da pesquisa mostram que os gastos recuaram 14%. Os setores que puxaram a queda foram Serviços (-15%), Companhias Aéreas (-7%) e Hotéis e Motéis (-3%). Houve aumento nos gastos com Diversão e Entretenimento (24%), combustível (17%) e Supermercado (11%).

São Paulo

Em São Paulo, a pesquisa mostrou que o consumo teve queda de 3% em março ante fevereiro. As maiores quedas foram registradas pelos setores de Restaurantes e Serviços (-6%), Lojas de Roupas (-5%), Automóveis e Veículos (-5%) e Transportes (-4%). Contudo, houve avanço nos gastos com Diversão e Entretenimento (26%), Drogaria e Farmácia (11%), Combustível (11%) e Supermercado (9%).

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o levantamento apontou que o consumo recuou 6% em março. Os setores que mais caíram foram Hotéis e Motéis (-18%), Automóveis e Veículos (-17%), Serviços (-9%) e Restaurantes (-9%). Houve grande aumento nos gastos com e Companhias Aéreas (83%), Diversão e Entretenimento (41%), prestadores de Serviços (37%) e Drogaria e Farmácia (6%).

Pernambuco

Em Pernambuco, os dados revelaram que o consumo andou praticamente de lado, com um leve recuo de 0,1% em março ante fevereiro. Os gastos que mais recuaram foram os das categorias Combustíveis (-27%), Companhias Aéreas (-24%) e Serviços (-15%). Houve um grande crescimento dos gastos com Automóveis e Veículos (76%), Rede Online (51%) e Diversão e Entretenimento (44%).

Ceará

No Ceará, a pesquisa aponta que o consumo em março reduziu 1% na comparação com fevereiro. Os gastos que mais caíram foram os com Companhias Aéreas (-56%), Lojas de Roupas (-20%) e Restaurantes (-10%). Na outra ponta, subiram os gastos com Diversão e Entretenimento (51%), Rede Online (22%) e Drogaria e Farmácia (21%).

Bahia

Na Bahia, a pesquisa mostrou que o consumo caiu 10%. As categorias que mais recuaram foram Hotéis e Motéis (-26%), Restaurantes (-17%) e Lojas de Roupas (-14%). Na outra ponta, subiram os gastos com Diversão e Entretenimento (48%) e Prestadores de Serviços (30%).

Sobre a Superdigital

A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,7 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.