Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 30 de Novembro de 2024

Delta Air Lines anuncia os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2021

16/04/2021

 No primeiro trimestre de 2021, o prejuízo antes dos impostos GAAP foi de US$ 1,5 bilhão, com perda por ação de US$ 1,85 sobre a receita total de US$ 4,2 bilhões;

- No primeiro trimestre de 2021, a perda ajustada antes dos impostos foi de US$ 2,9 bilhões, com perda ajustada por ação de US$ 3,55 sobre a receita operacional ajustada de US$ 3,6 bilhões;
- A aceleração da demanda ajudou na geração de caixa positivo no mês de março, marcando um momento fundamental em nossa recuperação.

A Delta Air Lines (NYSE:DAL) anunciou hoje os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2021 e apresentou suas perspectivas para o trimestre de junho deste ano. Os destaques dos resultados no referido período estão descritos no decorrer deste comunicado.

“Um ano após o início da pandemia, os viajantes estão ganhando convicção e começando a retomar suas vidas. A Delta está acelerando para a recuperação com nossa marca mais forte e confiável do que nunca ”, disse o CEO da Delta, Ed Bastian. “Graças aos incríveis esforços do nosso pessoal, alcançamos uma geração de caixa diário positivo no mês de março, uma conquista notável considerando nosso bloqueio dos assentos do meio e o baixo nível de demanda por viagens internacionais e de negócios. Se as tendências de recuperação se mantiverem, esperamos geração de caixa positivo no próximo trimestre e vemos um caminho para voltar à lucratividade no terceiro trimestre, conforme a recuperação da demanda progride”.

Resultados Financeiros do Primeiro Trimestre

O prejuízo ajustado antes dos impostos de US$ 2,9 bilhões exclui US$ 1,2 bilhão em benefícios relacionados à primeira extensão do programa de apoio à folha de pagamento (PSP2), que é parcialmente compensado, entre outros itens, pelos encargos de extinção da dívida incorridos pelo pagamento antecipado de nosso empréstimo a prazo de US$ 1,5 bilhão em slots, portões de embarque e rotas;
A receita operacional ajustada de US$ 3,6 bilhões diminuiu 65 por cento diante de uma capacidade vendável 55 por cento menor (consulte a Nota A) em relação ao primeiro trimestre de 2019;
A despesa operacional total, que inclui o benefício de US$ 1,2 bilhão relacionado ao PSP2, diminuiu US$ 3,9 bilhões em relação ao trimestre de março de 2019. Ajustado para o benefício relacionado ao PSP2 e com a venda de refinarias a terceiros, a despesa operacional total diminuiu US$ 3,1 bilhões, ou 33 por cento, neste trimestre em comparação com igual período de 2019, impulsionado por reduções de despesas correlatas à capacidade e receita, salários mais baixos e gastos relacionados e forte gestão de custos em toda a empresa;
Neste primeiro trimestre, a queima de caixa (ver Nota B) foi, em média, de US$ 11 milhões por dia e tornou-se positiva no mês de março, com geração de caixa de US$ 4 milhões por dia;
No final do trimestre de março, a empresa tinha US$ 16,6 bilhões em liquidez, incluindo caixa e equivalentes de caixa, investimentos de curto prazo e linhas de crédito rotativo não utilizadas. A companhia tinha dívida total e obrigações de arrendamento financeiro de US$ 29 bilhões, com dívida líquida ajustada de US$ 19,1 bilhões, que era maior do que a orientação anterior como resultado de decisões de financiamento de aeronaves.

Perspectivas Para o Segundo Trimestre de 2021 (em US$)

1 Comparada com o segundo trimestre de 2019

2 Medida não-GAAP

3 Inclui fundos PSP3 estimados de ~ US$ 2,7 bilhões que devem ser recebidos no trimestre de junho de 2021

Ambiente de Receita

“As tendências recentes de demanda são encorajadoras em virtude do aumento da confiança nas viagens aéreas, conforme as taxas de vacinação crescem e as restrições de viagens diminuem, com as reservas atuais de lazer dentro dos Estados Unidos recuperadas em 85% em relação aos níveis de 2019”, disse o presidente da Delta, Glen Hauenstein. “Para o trimestre de junho, esperamos uma melhora sequencial significativa na receita à medida em que a demanda de lazer acelera no período de pico do verão e adicionamos capacidade de forma eficiente com a suspensão do nosso bloqueio de assentos em 1º de maio. Com isso, teremos as receitas se recuperando entre 45 e 50 por cento em comparação a 2019”.

A receita operacional ajustada da Delta de US$ 3,6 bilhões no trimestre de março caiu 65 por cento em comparação com o mesmo período de 2019, uma melhoria sequencial de quatro pontos em relação ao último trimestre de 2020, encerrado em dezembro. As receitas de passageiros diminuíram 70 por cento neste trimestre em comparação com o trimestre de março de 2019 em uma capacidade vendável 55 por cento menor, já que a Delta foi a única companhia que continuou bloqueando as poltronas intermediárias. As receitas domésticas de passageiros decresceram 66 por cento quando comparadas ao trimestre de março de 2019, mas, impulsionadas pela demanda de lazer, subiram mais de cinco pontos em relação aos resultados do trimestre anterior. A receita de passageiros internacionais permanece limitada em 81 por cento em comparação com o trimestre de março de 2019, o que foi ocasionado pelas restrições de viagens contínuas.

Especificamente no mês de março, a receita de passageiros foi 50 por cento maior do que em fevereiro, quase 15 pontos melhor do que as tendências de sazonalidade normais impulsionadas pela demanda de lazer. As vendas líquidas à vista, definidas como passagens compradas menos passagens reembolsadas, dobraram de janeiro para março e continuam melhorando. A demanda corporativa diminuiu 80 por cento em relação ao trimestre de março de 2019. Esse segmento deu sinais de recuperação durante o trimestre, com os volumes de março melhorando em relação a fevereiro a uma taxa duas vezes maior do que o crescimento sazonal normal entre os dois meses.

As receitas não relacionadas a passagens superaram as receitas de passageiros, com receitas de carga 12 por cento maiores em relação primeiro trimestre de 2019 e receitas totais de fidelidade 48 por cento menores. A remuneração da American Express caiu 23 por cento no mesmo período, pois os gastos com cartão continuam a se recuperar mais rapidamente do que o tráfego de passageiros.

Desempenho de Custo

“Estou satisfeito com a forma como a equipe se uniu para cuidar uns dos outros e dos nossos clientes, ao mesmo tempo em que produzia um ótimo desempenho de custo. Conforme a recuperação começa a se fortalecer, estou animado para ver nosso foco mudar da estabilização da posição financeira da empresa para a criação de valor, voltando à lucratividade, geração de caixa e restauração do nosso balanço patrimonial ”, disse o codiretor financeiro interino da Delta, Gary Chase. “Esperamos estreitar nosso prejuízo ajustado antes dos impostos no segundo trimestre para entre US$ 1 bilhão e US$ 1,5 bilhão, com melhoria progressiva para alcançar um resultado de equilíbrio no mês de junho”.

No primeiro trimestre, as despesas operacionais totais ajustadas diminuíram US$ 3,1 bilhões, excluindo o benefício de US$ 1,2 bilhão do PSP2 e outros itens relacionados à COVID-19. O CASM da Delta foi 9 por cento menor do que no trimestre finalizado em março de 2019. O CASM ajustado foi 4,1 por cento maior do que no primeiro trimestre de 2019, com 36 por cento menos capacidade. O desempenho das despesas foi impulsionado por US$ 923 milhões, ou 47 por cento, de redução nas despesas com combustível em relação ao trimestre de março de 2019, com uma diminuição de 38 por cento nos gastos de manutenção e menores custos relacionados à volume e receita.

Os salários e custos relacionados e a participação nos lucros de US$ 2,2 bilhões caíram 25 por cento no comparativo com o primeiro trimestre de 2019. A eficiência do combustível (consulte a Nota A) foi aprimorada em

12 por cento neste trimestre em relação ao mesmo período de 2019, com quase metade da melhoria advinda dos esforços de renovação da nossa frota. O restante foi impulsionado por fatores que esperamos ser temporários, incluindo redução do congestionamento aéreo e taxas de ocupação das aeronaves mais baixas.

Em relação ao primeiro trimestre de 2019, nossas atuais despesas operacionais totais ajustadas caíram 33 por cento em comparação com nossa previsão inicial de 35 a 40 por cento. As despesas mais altas com combustível geraram uma variação de quase US$ 100 milhões em relação às nossas projeções em janeiro. O preço ajustado do combustível de

US$ 1,91 por galão aumentou 33 por cento no período em comparação com o último trimestre de 2020 e acima das expectativas iniciais sobre valores de mercado mais altos do que o esperado, além das perdas na refinaria equivalentes a 23 centavos de dólar por galão. Os custos não relacionados a combustível foram maiores do que os projetados em função das despesas de prevenção contra a COVID entre os funcionários, incluindo vacinas e testes, além de gastos relacionados à recuperação.

As despesas não operacionais no trimestre aumentaram US$ 43 milhões em comparação com o trimestre de março de 2019, o que foi ocasionado principalmente por maiores custos com juros, parcialmente compensadas por um ganho em nosso investimento na Wheels Up.

Durante o trimestre encerrado, reclassificamos certos valores que anteriormente eram alocados junto às despesas das transportadoras regionais para seus itens de linha natural dentro das despesas operacionais. Essas reclassificações refletem melhor a natureza desses gastos e como a administração os vê.

A alocação foi de aproximadamente US$ 900 milhões em 2020, incluindo US$ 325 milhões no primeiro trimestre de 2020, e US$ 1,4 bilhão em 2019, incluindo US$ 355 milhões no trimestre finalizado em março de 2019. Os valores restantes nas despesas das operadoras regionais representam pagamentos às nossas operadoras regionais sob acordos de compra de capacidade e as despesas da subsidiária regional de nossa propriedade integral, a Endeavor Air, Inc. Consulte a Nota C para um resumo dessa realocação por item de linha nas despesas operacionais.

Balanço, Caixa e Liquidez

“Com nosso fluxo de caixa e ganhos próximos à inflexão, começamos nossa jornada de redução da alavancagem”, disse o codiretor financeiro interino da Delta, Gary Chase. “No final do segundo trimestre, teremos diminuído as obrigações financeiras em quase US$ 10 bilhões por meio de uma combinação de pagamento de dívidas e aceleração dos fundos de pensão que vem ocorrendo desde o outono (do Hemisfério Norte) passado. Isso reflete uma reviravolta sem precedentes na saúde de nossos planos de previdência na última década, garantindo o futuro de nossos aposentados”.

No final do referido trimestre, a empresa tinha dívida total e obrigações de arrendamento financeiro de US$ 29 bilhões, com uma dívida líquida ajustada de US$ 19,1 bilhões, o que significa US$ 8,6 bilhões a mais do que em dezembro de 2019. A dívida total da companhia tinha uma taxa de juros média ponderada de 4,5 por cento ao fim do trimestre de março. No decorrer dos três primeiros meses de 2021, a empresa pagou antecipadamente seu empréstimo a prazo de US$ 1,5 bilhão em slots, portões de embarque e rotas. E, ao final do trimestre que se encerrará em junho, espera-se que o total da dívida e do financiamento de pensões pagos desde o final do terceiro trimestre de 2020 chegue a quase US$ 10 bilhões.

Conforme anunciado anteriormente durante o trimestre, a empresa financiou voluntariamente US$ 1 bilhão em seus planos de pensão em

1º de abril. A companhia também está avaliando até US$ 1 bilhão de contribuição voluntária adicional no final deste ano para financiar totalmente os planos de pensão com base nos termos do recém-aprovado American Rescue Plan Act. Nesse nível de financiamento, espera-se que o retorno do investimento satisfaça os pagamentos de benefícios futuros, que acreditamos eliminariam quaisquer contribuições materiais em dinheiro para os planos futuros.

O caixa gerado pelas operações durante o trimestre foi de US$ 691 milhões, incluindo o benefício do PSP2. A queima diária de caixa foi em média de US$ 11 milhões no trimestre, tornando-se positivo em março, com geração de caixa de US$ 4 milhões por dia à medida em que as pessoas ganharam confiança para viajar e começaram a comprar passagens com mais antecedência para as mesmas, impulsionando uma extensão da curva de reservas. Com essa melhoria na curva de reserva, a Responsabilidade por Tráfego Aéreo da empresa reverteu uma tendência de declínio de três quartos, aumentando em mais de US$ 800 milhões desde o final de 2020. Os créditos de viagens somam quase 50 por cento da Responsabilidade por Tráfego Aéreo e representam aproximadamente de 10 a 15 por cento da média de reservas diárias.

A Delta encerrou o trimestre de março com US$ 16,6 bilhões em liquidez, incluindo US$ 2,6 bilhões em capacidade de crédito rotativo não sacado. No segundo trimestre, a empresa prevê receber aproximadamente US$ 2,7 bilhões do Tesouro dos Estados Unidos sob o PSP3.

Outros Destaques do Primeiro Trimestre

Cultura e Pessoas:

Restauração da carga horária integral de nosso pessoal em 1º de janeiro de 2021 e anúncio dos planos para chamar de volta todos os 1,700 pilotos que haviam sido colocados em status inativo;
Vacinação de mais de 44 por cento dos funcionários até 15 de abril de 2021, de acordo com nossa principal prioridade de proteger nosso pessoal;
Realização de mais de 130 mil exames de COVID-19 nos funcionários durante o trimestre como parte de nosso programa de testagem líder do setor para ajudar a reduzir a transmissão do vírus;
Compromisso de acelerar o financiamento de nossos planos de pensão com uma contribuição voluntária de US$ 1 bilhão em abril e avaliação de até US$ 1 bilhão em contribuição adicional ainda este ano;
Compromisso de fornecer acesso mais igualitário aos benefícios da Delta. Este ano, todos os Agentes de Atendimento ao Cliente se tornarão qualificados para receber todos os benefícios da Delta, incluindo saúde, já que o programa Ready Reserve está encerrado;
Reconhecimento pela revista Fortune como a companhia aérea mais admirada do mundo pela 10ª vez;
Fortalecimento de nossa equipe de gestão executiva com a inclusão do médico Henry Ting, o primeiro diretor executivo de Saúde do setor; Alain Bellemare, presidente da área Internacional; e Michelle Horn, diretora executiva de Estratégia.

Experiência do Cliente e Fidelidade:

Recebimento da classificação de nível hospitalar “Diamante” da Associação de Experiência do Passageiro de Companhias Aéreas em razão do nosso processo de limpeza;
Lançamento dos aceleradores de categoria do SkyMiles pioneiros do setor, permitindo aos clientes acumular até 75 por cento a mais para o status Medallion na maioria dos tipos de bilhetes, incluindo viagens-prêmio;
Anúncio do retorno do serviço de lanches e bebidas para todos os voos a partir de 14 de abril de 2021, com a introdução da tecnologia de pagamento sem contato, utilizando sugestões e comentários de nossos comissários de bordo e parceiros da Mayo Clinic;
Prorrogação da validade de todos os bilhetes com vencimento em 2021 e de todos as passagens compradas em 2021, que agora expiram em 31 de dezembro de 2022;
Extensão da isenção da taxa de alteração existente para todos os bilhetes comprados até 30 de abril de 2021;
Criação e lançamento de um novo mapa digital interativo para pesquisar passagens por preço ou tipo de destino. A ferramenta se integra ao Centro de Planejamento de Viagens digital simplificado da Delta, um guia completo de recursos para gerenciar restrições de viagens, exigências de teste e tudo o que está envolvido na jornada de voo;
Introdução de nove novas rotas e adição de voos para mais de 20 destinos de lazer importantes neste verão (do Hemisfério Norte), complementando nossa expansão de serviço recentemente anunciada para o Alasca;
Lançamento de benefícios aprimorados e recíprocos de categoria elite dos programas de fidelidade da Delta e da WestJet.


Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança:

Realização de 12 por cento de melhorias na eficiência de combustível durante o trimestre de março de 2021 em comparação com o trimestre de março de 2019, com quase metade da melhoria diretamente ligada aos nossos esforços de renovação da frota. O impacto restante foi impulsionado por benefícios operacionais que esperamos serem temporários, incluindo redução do congestionamento aéreo e taxas de ocupação das aeronaves mais baixas;
Colaboração com nossos clientes corporativos para lidar com as emissões de gases da aviação com o uso de combustíveis de aviação sustentáveis;
Tratamento da maioria das 13 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono de nossa companhia aérea de março a dezembro de 2020 por meio de compensações de carbono verificadas de alta qualidade. Dois projetos importantes que a Delta apoiou foram o Rimba Raya e o Keo Seima, que protegem as florestas por meio de um modelo de conservação conduzido pela comunidade envolvendo moradores locais na Indonésia e no Camboja. A companhia espera abordar as emissões restantes desse período de 2020 durante o segundo trimestre de 2021;
Associação ao Estado da Geórgia e ao Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, para criar locais de vacinação contra a COVID-19 gratuitos no terminal aéreo da cidade e no Delta Flight Museum, também em Atlanta. Neste primeiro trimestre, mais de 57 mil pessoas foram imunizadas, incluindo nossos funcionários;
Aprimoramento das práticas de contratação para reduzir o preconceito nas descrições e qualificações de cargos, introduzindo o treinamento do gerente de seleção para garantir entrevistas justas e inclusivas e melhorando os relatórios para monitorar a diversidade de candidatos e contratações.

Programa de Apoio à Folha de Pagamento / Contabilidade dos Subsídios do Governo

No primeiro trimestre, US$ 1,2 bilhão do PSP2 foi reconhecido como contradespesa, o que se reflete como “reconhecimento dos subsídios do governo” nas Demonstrações Consolidadas de Operações. Espera-se que os fundos restantes sob o PSP2 sejam reconhecidos no trimestre de junho.

Resultados do Primeiro Trimestre

Os resultados deste primeiro trimestre foram ajustados principalmente para o reconhecimento de subsídios do governo, ganhos não realizados em investimentos, perda na extinção de dívidas, perdas por redução ao valor recuperável e pelo método de equivalência patrimonial e encargos de reestruturação, conforme descrito nas reconciliações abaixo.

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Sobre a Delta Air Lines

A Delta Air Lines (NYSE: DAL) é a companhia aérea líder nos Estados Unidos em segurança, inovação, confiabilidade e experiência do cliente. Impulsionada por nossos funcionários em todo o mundo, a Delta lidera há uma década o setor de aviação em excelência operacional, ao mesmo tempo em que mantém nossa reputação oferecendo um premiado serviço ao cliente.

Hoje e sempre, nada é mais importante do que a saúde e a segurança de nossos passageiros e funcionários. Desde o início da pandemia de COVID-19, a Delta se movimentou rapidamente para transformar o padrão de limpeza do setor, à medida em que oferece aos clientes mais espaço ao longo de toda a viagem. Essas e várias outras medidas de proteção garantem uma experiência de viagem segura e confortável para nossos clientes e colaboradores.

Com nossa missão de conectar as pessoas e as culturas do mundo, a Delta se esforça para promover a compreensão em um mundo diverso e servir como uma força para o bem social.